sexta-feira, 29 de novembro de 2013




A alimentação consciente da gestante

Durante a gravidez, as necessidades energéticas e corporais de alimentação diferem daquelas de uma não-gestante. Ao engravidar, o organismo começa um ajuste para providenciar meio-ambiente adequado para dar suporte à vida, ao crescimento do feto e para a amamentação depois do nascimento da criança.
As necessidades energéticas e nutricionais devem ser aumentadas para suprir a demanda adicional da mãe e do feto em crescimento. Suprir estas demandas dá segurança à gravidez, à saúde da mãe durante e após a gravidez e à saúde da criança ao nascer.
Durante a gravidez, a demanda energética total é de aproximadamente 80.000 calorias. Então, o aumento de consumo calórico durante a gravidez deve ser uma média de 300 calorias/dia para aquelas grávidas com peso normal no início da gestação.
Ou seja, é muito importante manter um aumento de peso adequado durante a gestação, incrementando em 20% a ingestão de proteínas e 50% de cálcio, dobrando também a ingestão de ácido fólico e ferro.
Conforme na tabela acima, o número total de quilos ganhos na gravidez varia de pessoa para pessoa, mas o esperado para a maioria das mulheres sadias é de aproximadamente 11 a 13 kg. Entretanto, o ganho real de peso deve começar no segundo trimestre da gestação, quando o aumento no consumo de proteínas e cálcio deve vir principalmente de laticínios e carnes leves (aves de criação orgânica e peixes).
O aumento de ácido fólico e do ferro normalmente é suplementado por complementos vitamínicos que também contêm zinco, cobre, cálcio e vitaminas B6, C e D. Esses suplementos são iniciados logo na primeira visita pré-natal ao médico. Mulheres vegetarianas devem suplementar maior quantidade de vitaminas D e B12.

DICAS E RECEITAS: Sucos Desintoxicantes
São ideais para serem tomados em jejum e nos intervalos das refeições. São fundamentais para hidratar, nutrir rápida e profundamente, além de manter o organismo prontamente limpo de venenos e toxinas. Futuras mamães precisam caprichar no consumo de raízes como a cenoura, a beterraba, o inhame e a bardana, pois elas irão ajudar na perfeita encarnação do bebê. Alimentos calmantes e refrescantes também são bem-vindos como o limão, o hortelã, a alface e a erva-doce.
- Bom humor - Limonada de uva - 1 xícara de uvas vermelhas ou negras partidas ao meio e sem a pele e as sementes + suco de 1 laranja lima + suco de 1 limão. Bater tudo no liquidificador e servir imediatamente com 1 cubo de gelo decorando com um ramo de hortelã. Opcional: usar folhas (e talos) de hortelã no preparo da limonada e/ou substituir a uva por 1 maçã.
- Rejuvenescimento - Mousse de beta-caroteno - 1 xícara de manga cortada em cubos + 1 cenoura média picada + suco de 1 limão. Bater tudo no liquidificador e servir em taça decorando com sementes de gergelim. Opcional: substituir a manga pelo mamão formosa ou pelo caqui.
- Prisão de ventre - Bomba Molotov - 1 xícara de mamão formosa picado em cubos + (3 ameixas pretas + 1 colher de chá de sementes de linhaça deixadas de molho em 3 colheres de sopa de água morna) + suco de 1 laranja + suco de 1 limão. Bater tudo no liquidificador e servir imediatamente. Beber mastigando.
- Digestivo e desintoxicante – 1 xícara de água de coco + 1 xícara de talos (e folhas) de erva-doce fresca + suco de ½ limão.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013




Cuidados para uma gravidez saudável


:: Conceição Trucom :: 
Quantos quilos a mulher deve ganhar durante a gravidez? Que alimentação seria a ideal? Que cuidados com o seu corpo seriam fundamentais?
Antes de qualquer coisa, toda mulher que deseja engravidar e está com excesso de gordura corporal deve ser encorajada a emagrecer segundo uma dieta saudável e consciente. As mulheres que fumam, ingerem bebidas alcoólicas em excesso ou usam qualquer outro tipo de droga devem parar. Na verdade, o ideal seria que os pais (mãe e pai) decidissem interromper tais hábitos nocivos no momento de planejar a concepção da criança, pois seus efeitos maléficos podem afetar a qualidade genética de óvulos e espermatozóides.
Mas, qual o peso ideal da mamãe ao final da gestação? Essa é uma questão que todas as gestantes têm curiosidade em saber. Na primeira metade do século 20, devido aos problemas de pressão arterial gerados pelo excesso de peso materno, as recomendações eram de não ganhar mais de 9 kg. Porém, ao se constatar bebês nascendo com baixo peso e suas conseqüentes complicações, a previsão de ganho de peso na gravidez foi liberada. Em 1990, o U.S. Institute of Medicine (IOM) publicou importante trabalho que recomendava o ganho de peso de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC) materno na pré-gestação.
Calcule o seu IMC = Peso (kg) : (Altura x Altura)Exemplo: Peso 60 kg – Altura 1,67 cm à IMC = 60 : 1,67 x 1,67 = 21,51
IMC antes do início da gravidezGanho de peso recomendado
IMC menor que 20 (baixo peso)12,5 até 18 kg
IMC entre 20 e 26 (normal)11,5 até 16 kg
IMC entre 26 e 30 (acima do peso)7 a 11,5 kg
IMC maior que 30 (obesa)Pelo menos 6 kg
Importante: Trata-se apenas de uma referência básica. Deve-se ressaltar que existem vários outros fatores que podem influir no peso da criança ao nascer, como o fumo, o uso de drogas e um acompanhamento pré-natal inadequado.
Os efeitos do álcool e cigarro na gravidez

Cigarro e álcool têm que passar a léguas de distância de uma mulher grávida. Ambas são substâncias altamente tóxicas e fazem mal à mãe e ao bebê.
O álcool pode provocar a síndrome alcoólica fetal que, além de resultar na má formação de alguns órgãos vitais pode provocar lesões irreversíveis no sistema nervoso do feto.

Quanto ao cigarro, os filhos de mulheres fumantes nascem abaixo do peso, com menor estatura e tendem a apresentar problemas respiratórios futuros. É válido ressaltar que as crianças cujas mães fumaram durante a gravidez podem até recuperar o peso, mas a estatura costuma permanecer abaixo do normal.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

5 dicas para evitar as estrias na gravidez


Cerca de 90% das mulheres ganham estrias na gravidez, mas elas podem ser evitadas com alguns cuidados. Por isso, selecionamos 5 dicas para evitar as estrias na gravidez:
  1. Faça refeições frequentes e coma alimentos saudáveis para não engordar muito ou muito rápido. A pele precisa de tempo para esticar e se adaptar à nova forma.
  2. Use um sutiã adaptado ao tamanho da mamas, que as apoie e não as aperte. Caso tenha a mama muito grande, use-o também para dormir.
  3. Use roupas folgadas e de algodão, que permitam a pele respirar.
  4. Faça massagens com cremes hidratantes na barriga e nas mamas, para evitar a coceira própria do "esticar" da pele. Isso dará à pele melhor elasticidade, prevenindo as estrias.
  5. Utilize cremes próprios para a gravidez tanto na mama quanto na barriga e nas costas. Óleos com Vitamina E são muito bons para hidratar a pele.
As estrias são uma espécie de cicatriz na pele, que ocorrem como resultado de um
estiramento. Ganhar muito peso de repente ou emagrecer muito rápido também são alguns fatores que aumentam as chances de desenvolvimento das estrias.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013



Cuidados na gravidez


Veja algumas orientações para que você possa aproveitar melhor a sua gravidez.

  • Use sapatos de salto baixo.
  • Não permaneça muito tempo em pé.
  • Beba bastante líquido.
  • Assuma a postura de “Buda” para evitar dores na coluna.
  • Não fique em pé ou sentada durante muito  tempo.
  • Repouse sempre que possível.
  • Evite o uso de meia 3/4 com elástico.
  • Se possível, use meia-calça elástica.
  • Quando sentada, apoie os pés em um banquinho.
  • Repouse em decúbito lateral esquerdo.
  • Eleve os membros inferiores algumas vezes ao dia.
  • Movimente os pés quando estiver sentada.
  • Sente-se sempre com as costas retas e, se necessário, coloque uma almofada para ter melhor apoio. Cuidados na gravidez.
  • Ao levantar-se da cama, faça-o com movimentos suaves, espreguiçando-se, pois isso é bom para as articulações e para a musculatura.
  • Faça exercícios de alongamento, quando orientada.
  • No caso de cãibras, friccione o local dolorido e faça compressas quentes na região.
  • Não se automedique, utilize remédios somente após consultar seu médico.
  • Mantenha uma atividade normal, sem fazer esforços excessivos. A prática de esportes leves é permitida.
  • Evite uma vida muito sedentária.
  • Não fume em hipótese alguma. O fumo na gravidez é danoso ao bebê.
  • Evite fazer viagens longas. Caso sejam inevitáveis, peça orientação e autorização ao seu médico. No caso afirmativo, procure ir devagar e faça paradas para descansar.
  • Use sutiãs de alças e base largas; se possível, tome banhos de sol diariamente nas mamas, por 15 minutos.
  • Para fortalecer os mamilos, provoque atrito com uma toalha após o banho. Evite o uso de cremes ou pomadas hidratantes nos mamilos.
  • Evite aumento excessivo de peso; faça uma dieta balanceada.
  • Atenda sempre à vontade de urinar. É normal a diminuição dos intervalos por causa do aumento da pressão do útero sobre a bexiga, ocorrendo em especial nos três meses iniciais e no final da gestação.
  • Caso surjam estrias, use cremes ou óleos apropriados, que podem ser úteis também para reduzir o prurido e o desconforto.
  • Pode surgir uma pigmentação acentuada no rosto, chamada máscara gravídica. Isso ocorre devido às altas taxas de dois hormônios femininos que agem sobre a melanina. Sugestão: evite expor a mancha (máscara gravídica) ao sol, para não acentuá-la.
  • Caso sinta congestão nasal ou falta de ar, eleve a cabeceira da cama e se sente ou se deite do lado esquerdo. Se houver sangramento nasal, use um tampão e eleve a cabeça para trás.
  • Contra azia, coma pequenas quantidades de alimentos várias vezes ao dia; não deite logo após comer; tome água gelada entre as refeições; evite alimentos ácidos, condimentados ou muito gordurosos.


terça-feira, 19 de novembro de 2013





A adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, das ideias opostas às dos pais e irmãos, formação da identidade, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus. É uma fase do desenvolvimento humano que está entre infância e a fase adulta. Muitas alterações são percebidas na fisiologia do organismo, nos pensamentos e nas atitudes desses jovens.

A gravidez é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher e envolve várias alterações físicas e psicológicas. Desde o crescimento do útero e alterações nas mamas a preocupações sobre o futuro da criança que ainda irá nascer. São pensamentos e alterações importantes para o período.

Adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos. O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade.

O início da atividade sexual está relacionado ao contexto familiar, adolescentes que iniciam a vida sexual precocemente e engravidam, na maioria das vezes, tem o mesmo histórico dos pais. A queda dos comportamentos conservadores, a liberdade idealizada, o hábito de “ficar” em encontros eventuais, a não utilização de métodos contraceptivos, embora haja distribuição gratuita pelos órgãos de saúde públicos, seja por desconhecimento ou por tentativa de esconder dos pais a vida sexual ativa, fazem com que a cada dia a atividade sexual infantil e juvenil cresça e consequentemente haja um aumento do número de gravidez na adolescência.

A gravidez precoce pode estar relacionada com diferentes fatores, desde estrutura familiar, formação psicológica e baixa autoestima. Por isso, o apoio da família é tão importante, pois a família é a base que poderá proporcionar compreensão, diálogo, segurança, afeto e auxílio para que tanto os adolescentes envolvidos quanto a criança que foi gerada se desenvolvam saudavelmente. Com o apoio da família, aborto e dificuldades de amamentação têm seus riscos diminuídos. Alterações na gestação envolvem diferentes alterações no organismo da jovem grávida e sintomas como depressão e humor podem piorar ou melhorar.

Para muitos destes jovens, não há perspectiva no futuro, não há planos de vida. Somado a isso, a falta de orientação sexual e de informações pertinentes, a mídia que passa aos jovens a intenção de sensualidade, libido, beleza e liberdade sexual, além da comum fase de fazer tudo por impulso, sem pensar nas consequências, aumenta ainda mais a incidência de gestação juvenil.


É muito importante que a adolescente faça o pré-natal para que possa compreender melhor o que está acontecendo com seu corpo, seu bebê, prevenir doenças e poder conversar abertamente com um profissional, sanando as dúvidas que atordoam e angustiam essas jovens.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013





Parto iminente


Como agir:


Ao final da gestação, alguns sintomas indicam que o trabalho de parto já começou. Se a grávida apresentar contrações regulares a cada dois minutos, se a bolsa romper, se já for possível visualizar a cabeça do bebê e não houver tempo de chegar ao hospital, é necessário tomar algumas medidas para prestar os primeiros socorros.
- Chame o socorro imediatamente
- Afaste os curiosos e transmita calma à grávida
- Lave as mãos antes de iniciar qualquer procedimento
- Deite a gestante em um lugar limpo, eleve os joelhos dela e afaste as duas pernas
- Peça para que tranque a respiração e faça força a cada contração
- Não puxe a cabeça do bebê. Sustente-a à medida que ela for saindo. Deixe que o bebê e o cordão umbilical saiam naturalmente
- Assim que o bebê sair, limpe o muco do nariz e da boca dele- Verifique se ele está respirando. Caso contrário, segure-o com cuidado pelas pernas e coloque-o de cabeça para baixo, dando palmadas leves nas costas dele- Se não der resultado, sopre delicadamente na boca da criança, observado o movimento do tórax
- Não é necessário cortar o cordão umbilical se o transporte para o hospital demorar menos de 30 minutos
- Se o socorro médico levar mais do que 30 minutos, deite a criança de costas e com um fio que tenha sido fervido e faça dois nós no cordão umbilical: o primeiro a quatro dedos da criança e o segundo a dois dedos do primeiro. Corte bem meio da duas amarras usando um objeto limpo
- Deixe o bebê em contato com a mãe até a emergência chegar e proteja-os
- Não se esqueça de transportar a placenta ao hospital para avaliar se ela saiu completamente


quinta-feira, 14 de novembro de 2013


Aborto - Sintomas e Primeiros Socorros


Ao primeiro sinal de aborto, a mulher deve deitar-se mediatamente. O repouso é essencial para uma gravidez bem-sucedida.
O aborto é precedido de três sintomas que se seguem um após o outro.
O sintoma mais comum no primeiro estágio do aborto é a perda de sangue pela vagina. Contanto que o embrião não tenha sido expulso do útero, a gravidez ainda pode ser salva. Este estágio é chamado de “ameaça de aborto”.
Se a situação piorar, a vítima passa a sentir dores semelhantes ás do parto, mas de intensidade menor. As dores vão e voltam em intervalos regulares, sinal de que o aborto agora é inevitável.
Nesse estágio, o sangramento pode se intensificar.

O que fazer

Ao primeiro sinal de aborto, notifique o médico e coloque a paciente na cama.
Se o aborto passar para o estágio em que já não pode mais ser evitado, o médico poderá mandar a paciente para o hospital.
No hospital, a paciente talvez tenha de se submeter a uma operação de curetagem (raspagem), para a remoção de membranas e pedaços da placenta que possam tericado dentro do útero após a perda do embrião. A operação é feita sob anestesia.
A freqüência com que acontecem os abortos
As pesquisas médicas vêm demonstrando que cerca de um terço de todas as gestações termina em aborto nas primeiras quatro semanas que se seguem à concepção. Em muitos casos, as mulheres nem chegam a saber que estavam grávidas; o aborto ocorre cerca de quatro semanas após sua última menstruação, o que faz com que passe despercebido. Em outros casos, o aborto ocorre cerca de uma semana depois, o que as faz acreditar tratar-se apenas de menstruação atrasada.
O aborto é muitas vezes um meio que a natureza encontra de pôr fim a uma gestação problemática.

Como evitar novos abortos

As mulheres que já abortaram uma vez devem, imediatamente após perceberem que estão grávidas de novo, discutir com seu obstetra o melhor meio de levar a gravidez até o fim, O médico pode aconselhá-la a evitar trabalhos pesados, certos esportes ou relações sexuais muito intensas. Estas atividades, contudo, não são perigosas para a maior parte das mulheres grávidas.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Gravidez

Existe momento mas lindo que este?
Sensações e vivências para cada trimestre da gravidez
Durante a gravidez seu corpo tomará novas formas. Estes são alguns dos sintomas que possivelmente você experimentará ao longo de cada trimestre:
Primeiro trimestre: sua gravidez já está confirmada
A ausência do período menstrual não é sempre um indicativo de gravidez. Algumas mulheres podem ter sua dismenorréia ainda nas primeiras semanas de gestação.
Os hormônios que circulam no seu corpo são similares aos do período menstrual. Sendo assim, você pode ter os mesmos sintomas. Suas mamas podem ficar mais sensíveis e mais volumosas; a parte inferior do abdômen pode inchar; o sono, a fadiga e a vontade de fazer xixi tornam-se mais frequentes.
Também pode se sentir sensível a determinados cheiros. E é normal sentir tonturas e ânsia de vômito. São consequências de algumas mudanças hormonais e digestivas.
Com a primeira ecografia, entrará em contato real com o seu bebê através da imagem e do som. Seu coração já é visível e audível a um ritmo enérgico e alentador.
Vão se conhecendo pouco a pouco.

Segundo trimestre: percebendo seus divertidos movimentos
Seu bebê já está praticamente formado, toma volume e logo será visto em seu abdômen com a projeção da sua barriga.
Você já pode perceber os movimentos do seu bebê com alegria e entusiasmo. Enjoos e mal-estar costumam desaparecer. Podem aparecer outros desconfortos mais próprios da acomodação da sua estrutura óssea.
As mamas estão menos sensíveis ao tato. Aparece uma coloração diferente na zona do mamilo, aréola e na linha média da barriga. Isso corresponde a uma mudança da pigmentação como consequência da evolução hormonal que voltará a seu estado anterior ao finalizar a lactância. Ao contato com o sol, podem aparecer algumas manchas, sobretudo no rosto. 
O cuidado com a pele nessa etapa é muito importante, não somente pelas mudanças, mas também para prevenir a aparição de estrias. Manter a hidratação e a elasticidade pode ser, além de um bom hábito, uma grande ajuda.
Seu bebê começa a se comunicar através dos seus movimentos, acentuando-os em momentos em que se sente mais cômoda. Por exemplo, durante o repouso noturno ou quando ingere algum alimento depois de um jejum prolongado.
Em uma ecografia você distingue o corpo do seu bebê e suas partes. A conexão entre ambos começa a ser mais fluida.
Terceiro trimestre: sentindo que se aproxima o nascimento
A ansiedade cresce. É difícil conseguir uma posição confortável para dormir e as noites ficam mais parecidas à vida com um bebê em casa.
Fazer a digestão fica mais difícil devido ao pouco espaço que o estômago tem para isso e o ambiente gástrico costuma ficar mais ácido. É conveniente que coma com mais frequência e em quantidades pequenas para minimizar a sensação de acidez. Seu bebê pode ter soluço; você vai identificar por seu movimento rítmico e sustenido.  O soluço é um reflexo do seu processo digestivo.
As mamas ensaiam a produção de colostro que será o primeiro leite com o qual o alimentará. Pode ser que ocasionalmente observe alguma secreção espontânea de colostro.
Você pode sentir seus pés e suas pernas pesados nesse último período devido à retenção de líquidos. Não permaneça muito tempo de pé e procure manter as pernas elevadas durante esse período da gravidez.
Seu bebê terá vários períodos de sono durante o dia e a noite; os momentos de atividades serão muito mais intensos. O controle pré-natal se tornará mais frequente.
Os movimentos do seu bebê dentro da barriga podem gerar sensações parecidas às contrações. É importante que você faça um curso de preparação para o parto onde poderá esclarecer dúvidas e entrar em contato com sua equipe de médicos.
Os cuidados com a pele, o cabelo, o exercício físico, a alimentação saudável e o controle pré-natal ajudam você a  se recuperar melhor e mais  rápido depois do nascimento de seu bebê.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013



Coma alcoólico


A quantidade de álcool necessária para uma pessoa entrar em coma varia de acordo com o sexo e o peso de cada um. Antes de entrar em coma, a pessoa já apresenta sinais acentuados de embriaguez, como comportamento agressivo, confusão e agitação, olhos vermelhos, dificuldade de falar, falta de coordenação motora e sono, entre outros.Acontece quando a pessoa bebe álcool em excesso. O organismo tem uma capacidade limitada de metabolizar essa substância. Quando esse limite é superado, as funções vitais do corpo são afetadas, uma situação que pode levar à morte.

Como agir:

Chame socorro
- Verifique o pulso da vítima
- Coloque-a deitada de lado, para que ela não aspire o próprio vômito
- Afrouxe roupas e acessórios
- Se a vítima entrar em parada cardíaca, aplicar a respiração boca a boca até a chegada
do atendimento

Como prevenir:

- O coma alcoólico está ligado ao abuso do consumo de álcool, que, se recorrente, pode dar origem a uma doença crônica, o alcoolismo
- O abuso do álcool por adolescentes é cada vez mais comum, por isso é necessário um trabalho conjunto entre pais e escola para conscientizar os jovens do perigo dessa droga lícita
- Converse com seus filhos sobre o perigo do abuso do álcool e suas conseqüências
- Dê o exemplo em casa, evitando beber em excesso
- Fique atento aos primeiros sinais de abuso e procure acompanhamento médico

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Como agir em caso de emergência:
 Algumas regras gerais em casos de emergência são fundamentais para manter a segurança e facilitar o atendimento das vítimas,Confira:
  • Tenha à mão os telefones mais importantes de socorro (SAMU, bombeiros, hospital mais próximo etc.). Entre em contato assim que perceber a situação de emergência;
  • Veja a localização, rua, número e ponto de referência próximo ao local da emergência. Isso ajuda a equipe de socorro a chegar mais rápido;
  • Mantenha a calma ao prestar socorro, transmitindo segurança ao acidentado, evitando causar novas lesões e preparando o trabalho do socorro que está por vir;
  • Lave as mãos com água e sabão antes de iniciar qualquer procedimento;
  • Jamais preste os primeiros socorros se a sua própria segurança não está assegurada;
  • Quando solicitado pelos socorristas, relate como foi o acidente e como está a vítima.

Soluções

a alcoólotra
Por mais que a pessoa beba socialmente, via de regra, o indivíduo é considerado alcoolizado após ingerir 2 doses de bebidas destiladas, ou até mesmo 2 latas de cerveja. Segundo pesquisa no Hospital de Clínicas de São Paulo, cerca de 15% da população brasileira sofre de alcoolismo. ÁLCOOL TAMBÉM É DROGA !
a alcoólatra II
O alcoolista não bebe com prazer, e sim para que o efeito comece logo. Prefere comer um pouco enquanto bebe, para não diminuir o efeito da bebida. Se comer, a oxidação do álcool será maior, sua eliminação da corrente sanguínea mais rápida e o efeito menor.
O alcoolismo é uma doença incurável, de determinação fatal e progressiva até mesmo em período de abstinência, entretanto, existem tratamentos para interromper o crescimento da doença.

Cuidados:
Não discuta com o doente, não seja áspero ou autoritário. Não segure o doente, salvo para impedi-lo de ferir-se ou outrem.