Indigestão
Definição
Indigestão — também denominado dispepsia ou dor de estômago — é um termo geral que descreve desconforto no abdómen superior. A indigestão não é uma doença, mas antes um conjunto de sintomas que sente, incluindo inchaço, arrotos e náuseas. Embora a indigestão seja comum, a forma como sente uma indigestão pode diferir de pessoa para pessoa. Os sintomas de indigestão podem ser sentidos ocasionalmente ou mesmo diariamente.
Felizmente, pode prevenir ou tratar os sintomas de indigestão.
 
Felizmente, pode prevenir ou tratar os sintomas de indigestão.
Sintomas
A maior parte das pessoas com indigestão têm um ou mais dos seguintes sintomas:
Quando consultar um médico
A indigestão ligeira normalmente não é motivo de preocupação. Consulte o seu médico se o desconforto persistir durante mais de duas semanas. Contacte o seu médico imediatamente se a dor for aguda ou acompanhada por:
- Saciação inicial durante uma refeição.Ainda comeu pouco, mas já se sente cheio ou não é capaz de acabar de comer.
- Saciação inconfortável após uma refeição. A saciação dura mais do que devia.
- Dor no abdómen superior. Sente uma dor ligeira a aguda na área entre a parte inferior do esterno e o umbigo.
- Sensação de ardor no abdómen superior. Sente um calor inconfortável ou sensação de ardor entre a parte inferior do esterno e o umbigo.
- Náuseas. Sente-se como se estivesse prestes a vomitar.
- Inchaço. Sente o estômago inchado, apertado e desconfortável.
Quando consultar um médico
A indigestão ligeira normalmente não é motivo de preocupação. Consulte o seu médico se o desconforto persistir durante mais de duas semanas. Contacte o seu médico imediatamente se a dor for aguda ou acompanhada por:
- Perda involuntária de peso ou perda de apetite
- Vómito repetido ou vómito com sangue
- Fezes pretas
- Coloração amarela da pele e olhos (icterícia)
- Dificuldade ao engolir que se agrava progressivamente
- Procure aconselhamento médico caso sinta:
- Falta de ar, suor ou dor torácica que se alastra ao maxilar, pescoço ou braço
- Dor torácica em situações de esforço ou tensão
- CausasHá muitas causas possíveis para a indigestão. Algumas estão relacionadas com o estilo de vida e com o que come e bebe. A indigestão também pode ser causada por outros problemas digestivos.
 As causas comuns incluem:
 - Comer em excesso
- Comer muito rapidamente
- Alimentos gordurosos
- Alimentos condimentados
- Demasiada cafeína
- Demasiado álcool
- Demasiado chocolate
- Demasiadas bebidas com gás
- Fumar
- Nervosismo
- Traumas emocionais
- Medicamentos, incluindo antibióticos e alguns analgésicos
- Inflamação do pâncreas (pancreatite)
- Úlceras gástricas
- Cálculos biliares
- Cancro do estômago
 
- DiagnósticoPara investigar os seus sinais e sintomas de indigestão, o seu médico provavelmente irá:
 - Analisar o seu historial médico
- Efetuar um exame físico
 
 - Análises ao sangue, respiratórios e às fezes. Estas análises ajudam a determinam se a inflamação do estômago se deve a uma bactéria helicobacter pylori (H. pylori).
- Endoscopia gastrointestinal superior. Após ser sedado, um tubo comprido e fino com uma câmara instalada na ponta é colocado na sua boca, avançando pelo seu esófago e em direção ao estômago. O médico procura anomalias e pode retirar algum tecido (biopsia) para exame.
- Raios-X do seu esófago, estômago e intestino delgado. Também denominado estudo radiológico do intestino delgado, este exame utiliza raios-x para obter imagens do interior do seu corpo. Este teste normalmente apenas é utilizado se não puder ser submetido a uma endoscopia.
- Ecografia abdominal. Utilizando ondas sonoras de alta-frequência, uma ecografia cria imagens que mostram o movimento, a estrutura e o fluxo sanguíneo. É aplicado um gel no seu abdómen e, em seguida, um dispositivo manual emite ondas sonoras são pressionadas contra a sua pele.
- Tomografia abdominal. Com este procedimento, pode ser injetado um corante nas suas veias de modo a obter imagens mais detalhadas do interior do seu corpo. Em seguida, deita-se numa mesa e o tomógrafo desloca-se à volta do seu corpo, tirando raios-X à medida que se move.
- Estudo de esvaziamento gástrico. Caso o seu médico não consiga encontrar uma resposta através das suas análises sanguíneas, endoscopia ou imagiologia, pode ser recomendável efetuar um estudo de esvaziamento gástrico. Neste estudo, ingere alimentos que foram identificados com uma pequena quantidade de material radioativo que permitem medir a velocidade à qual a comida sai do seu estômago. Algumas pessoas podem ter um estômago que esvazia lentamente, (gastroparesia), que pode dar origem a sintomas de indigestão.
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário