quarta-feira, 4 de setembro de 2013

         
 CORTES E FERIMENTOS EM CRIANÇAS, COMO DEVO PROCEDER?
Cortes e ferimentos
Arranhões, cortes e perfurações são comuns na infância e a gravidade dependerá da extensão, profundidade e local do ferimento. As lesões que atingem a pele apenas superficialmente e cortes que não ficam abertos e sangram por pouco tempo dispensam auxílio médico. Quando for esse o caso, lave bem o ferimento com água e sabão. Seque o local com uma gaze ou pano bem limpo. 
Se precisar estancar o sangue, pressione o ferimento com o dedo ou compressa fina. Faça o curativo de modo a cobrir todo o ferimento, para impedir contaminação e cicatrizar.

Se o ferimento for mais grave, lave e seque o local da mesma maneira. Cubra-o com um pano fino limpo ou gaze. Se o ferimento for aberto, segure as bordas com os dedos até que seque o sangramento. Em seguida, prenda com esparadrapo e leve a criança a um pronto-socorro. Caso o corte tenha sido causado por objeto de ferro, procure o médico para ministrar vacina antitetânica.

Você pode prevenir esses machucados mantendo gavetas de talheres trancadas, e nunca deixando facas, tesouras e objetos pontiagudos ao alcance dos pequenos. Mantenha espelhos muito bem fixados e aposente, ainda que temporariamente, mesas de vidro.

Não deixe copos e taças ao alcance das crianças, que devem, de preferência, usar somente utensílios de plástico inquebráveis e sem fio de corte. Fique de olho em objetos no quintal e na rua que possam causar machucados, fazendo uma inspeção geral no terreno antes de liberar a brincadeira.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário