quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Quedas _ Bebês.





O bebê pode cair do berço, do trocador, do sofá, de uma cama sem proteção ou do colo de alguém. Provavelmente, ele começará a chorar assim que cair!  São apenas alguns segundos de distração, e ele toma detergente, enfia uma bolinha de gude no nariz, se afoga na água do balde, cai da cama. Coisas bobas, que seriam mais uma gracinha para colecionar, não fossem tão perigosas e, muitas vezes, fatais. Segundo um levantamento recente do Ministério da Saúde, quase duas mil crianças, de até quatro anos de idade, morrem a cada ano no Brasil vítimas de acidentes domésticos. Entre bebês menores de um ano, a principal causa é asfixia, geralmente por motivos como uma brincadeira com sacolas de supermercado ou um objeto engolido sem querer. A vigilância constante de um adulto é indispensável a qualquer criança. 

O que fazer?

Para ter certeza de que nada de grave aconteceu, repare ainda se há dor, grande sensibilidade ou inchaço em algum osso ou articulação. Nesse caso, é possível que o bebê tenha quebrado um osso ou sofrido uma torção. Verifique a cabeça, braços e pernas para ver se encontra alguma lesão. Se a criança logo se acalmar, mas começar a mancar, não mexer os braços direito ou se tiver batido a cabeça na queda e vomitado ou ficado sonolenta logo depois, leve-a direto para a emergência do hospital. Quando for levar ao hospital, mantenha a criança protegida, tranquila, aquecida e imobilize o osso ou articulação com uma tala pode amarrar uma revista grossa dobrada, uma tábua, ou algum outro objeto de superfície rígida, com um pedaço de tecido. 
 
Como prevenir?

Caso more em apartamento ou casas com janelas altas ou mais de um andar, instale o quanto antes redes de proteção. Não deixe a criança subir e descer escadas sem auxílio de um adulto. Verifique sempre a altura do berço dê preferência àqueles com grades reguláveis, para aumentar a proteção conforme o bebê cresce e fica de pé. Fique de olho nas tentativas de escalar móveis e brinquedos no parque. Qualquer queda de uma altura superior à própria altura da criança pede um check-up no pediatra.

ATENÇÃO!



Se a criança engasgar, ficar roxa e asfixiada, não dá para esperar chegar ao hospital. Coloque o bebê de costas no seu colo, de modo que sua cabecinha fique mais baixa que o tórax, e comprima, sem fazer muita força, a região entre os mamilos. Repita até ao bebê começar a tossir para expelir o objeto. Se não der resultado, leve-o imediatamente a um pronto-socorro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário