terça-feira, 10 de setembro de 2013

Intoxicação


Intoxicação 
 
Dentro de casa, as crianças podem se envenenar com produtos de limpeza ou medicamentos. Para evitar, nunca deixe o pequeno brincar na despensa. Os venenos, produtos de limpeza e medicamentos devem ser guardados em armários altos e trancados a chave, totalmente fora do alcance.
Em caso de intoxicação, telefone para o pediatra ou para o Centro de Informações Toxicológicas do seu Estado com a embalagem do produto que o bebê ingeriu nas mãos e peça instruções de como agir imediatamente.


Antes disso, não force vômito nem dê nada para a criança beber. O mesmo vale para produtos químicos ou tóxicos que tenham atingido os olhos ou a pele do bebê. Leve-o imediatamente ao hospital, onde lhe será recomendado algum remédio ou será realizada uma lavagem gástrica.

ATENÇÃO com plantas tóxicas que geralmente estão ao alcance das crianças, as medidas a serem tomadas são as mesmas  da intoxicação por produtos de limpezas, remédios etc. 

Vejam a seguir algumas destas plantas:

 Praticamente todos nós, temos em casa, pelo menos , uma destas plantas que aqui se apresenta, se faz necessário, redobrado cuidado por parte de pais e responsáveis. 

Objetos aspirados
Por distração, ao brincar e colocar na boca um pequeno objeto, a criança pode aspirá-lo, ou enfiá-lo nas narinas. Se isso acontecer, faça com que ela respire pela boca e a ajude a assoar nariz delicadamente. Crianças muito pequenas, que ainda não conseguem assoar o nariz, devem ser levadas depressa a um pronto-socorro. Não tente retirar o corpo estranho das narinas com algum instrumento.

Objetos engolidos
Por volta do sétimo mês começa a fase em que a criança descobre o mundo pela boca. Nessa época e até os três anos, o risco de engolir objetos pequenos é enorme e pode causar desde ferimentos internos até asfixia. Evite brinquedos desmontáveis e com pecinhas pequenas. Fique de olho em bichos de pelúcia com olhos e narizes costurados ou colados sem firmeza. Deixe fora do alcance do bebê botões, alfinetes, moedas, tampas de caneta e alimentos impróprios para a idade, como amendoim e milho.

Nunca tente retirar com a mão o objeto engolido pelo bebê. Além de ser muito difícil que você consiga, poderá machucá-lo ainda mais. Pode acontecer de a criança engolir um pequeno objeto e logo evacuar, sem maiores consequências. Se o bebê ingerir qualquer objeto, o melhor é levá-lo ao médico para saber como retirar, pois poderá levar até uma semana para expelir através da evacuação. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário